Seu médico pediu um hemograma? Calma! Pode ser apenas um check-up, afinal ele faz parte da lista de exames básicos que devemos fazer, pelo menos, uma vez por ano. Neste post vamos explicar melhor o que é e para que ele serve.

O hemograma completo, na verdade, pode ser chamado apenas de hemograma, já que não existe hemograma que não seja completo. E, por ter uma grande abrangência, acaba sendo um dos exames mais pedidos pelos médicos.

Usado para medir o estado de saúde geral do paciente, o hemograma é um exame que faz a contagem e classificação de células no sangue, informação fundamental para o diagnóstico de diversas doenças como anemia ou infecções.

O que é um Hemograma?

O hemograma é um exame que avalia como está sua saúde, através da contagem das principais células sanguineas, dentre elas estão:

  • Glóbulos vermelhos: células que carregam oxigênio;
  • Glóbulos brancos: células que combatem infecções;
  • Hemoglobina: proteína que carrega o oxigênio para os glóbulos vermelhos;
  • Plaquetas: ajudam na coagulação do sangue;

Se há falta ou excesso de certas substâncias no sangue, isso pode indicar que algo no organismo não está funcionando como deveria.

Já se apresenta contagem celular normal, significa que seu organismo é capaz de produzir e destruir células, mantendo o equilíbrio no sangue e evitando o desenvolvimento de disfunções.

Como o teste é feito?

Assim como qualquer outro exame de sangue, o Hemograma consiste na coleta de amostra sanguinea. Este será examinado em laboratório e dividido em três partes:

Primeiro as hemácias, hemoglobina e hematócrito são averiguados. Se estiverem em níveis elevados, deixam o sangue mais espesso, aumentando o risco de coágulos. Já em quantidades inferiores às normais, ocorre baixo transporte de oxigênio, ou seja, anemias.

Depois, os leucócitos são observados. Sua escassez aponta a possibilidade de algum vírus (como a gripe), sarampo, hepatite infecciosa, rubéola, entre outros. Em excesso, pode significar infecções bacterianas ou até leucemia.

Por fim, são verificadas as plaquetas que, se estiverem fora dos níveis padrões, podem indicar vários problemas de saúde como inflamações, doenças cardíacas, hemorragias e câncer.

Lembrando que, se você está fazendo o uso de algum medicamento, isso pode baixar o nível de plaquetas no sangue, causando alterações nos resultados. Na dúvida, converse com seu médico sobre a possibilidade de suspender o remédio.

O que fazer após o exame?

Após a coleta do sangue, não há nenhuma recomendação especial. Você pode se alimentar normalmente e voltar à sua rotina.

Quais os possíveis efeitos colaterais?

Apesar dos riscos serem mínimos, ocasionalmente a região de coleta do sangue pode ficar dolorida, inchada ou com um hematoma. Nestes casos, a dica é colocar uma compressa de água quente 3 vezes ao dia.

Pessoas com problemas de coagulação ou que fazem uso de anticoagulantes podem sofrer sangramento prolongado logo após colher o material. Por isso é essencial informar à equipe de coleta sobre a utilização destes medicamentos.

Quando é preciso fazer o Hemograma?

Além ser solicitado como exame de rotina do check-up anual, ele pode ser pedido para identificar e diagnosticar alergias, asma e outras patologias como:

  • anemia
  • infecções
  • policitemia
  • leucemia
  • outras doenças sanguineas

O Hemograma também pode ser utilizado antes de uma cirurgia, para certificar se os valores estão normais; para averiguar a quantidade de sangue perdida em caso de hemorragia ou ainda para conferir a reação corporal a um tratamento ou radiação.

E os resultados?

Por classificar níveis de muitas substâncias sanguineas e, com isso, apontar inúmeras possibilidades, os resultados precisam ser analisados pelo seu médico, que levará em consideração outros fatores como seu estilo de vida e genética.

Sendo assim, mesmo que os valores estejam, acima ou abaixo do considerado normal, não significa que exista alguma disfunção ou problema. Apenas um profissional capacitado poderá fazer o diagnóstico correto.

Ao longo dos anos adquirimos um grande conhecimento na prestação de serviços de análise clínicas, realizando coleta de amostras e análise laboratorial conforme as necessidades de cada paciente. Quer saber mais? Mande um whatsapp clicando aqui ou ligue para 3215-5724.