“Cuidar da saúde também é coisa de homem”. A famosa frase ilustra bem um problema grave no Brasil: a maioria dos homens não procura ajuda médica por preconceito ou vergonha.

Exames preventivos ajudam a detectar doenças antes mesmo que elas se manifestem, tornando os tratamentos mais fáceis e aumentando as chances de cura.

Muitas doenças são silenciosas e só mostram sintomas quando é tarde demais, por isso é tão importante que homens procurem um médico regularmente e mantenham a saúde em dia.

Confira quais os exames preventivos para homens:

Exame de Próstata

Apesar de muito polêmico, saiba que ele pode salvar vidas, porque consegue diagnosticar o câncer de próstata, evitando o desenvolvimento da doença.

Ele deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos e, caso o homem tenha no histórico familiar casos de câncer de próstata, a idade cai para a partir dos 45.

PSA – Antígeno Prostático Específico

Junto com o exame de próstata, ajuda a identificar o câncer, pois mede uma proteína segregada no sangue que, se elevada, pode significar a presença do tumor.

É importante acompanhar os níveis de PSA no organismo, por isso é indicado ao homem realizar o exame todo ano a partir dos 40 anos, para acompanhar sua variação com o passar da idade.

Diabetes

Por ser lenta e silenciosa, a diabetes, muitas vezes, é descoberta quando já está avançada e mais difícil de controlar. Fazer o exame ajuda a monitorar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a doença.

Homens que não tem hábitos saudáveis, são sedentários e se alimentam mal, são mais propensos à diabetes e devem fazer o exame a partir dos 45 anos, regularmente.

DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis

Mesmo que todos os cuidados sejam tomados, qualquer pessoa com vida sexual ativa está sujeita a uma DST, então, fazer esse exame periodicamente é essencial.

Ele também detecta a hepatite C que, assim como as DSTs, pode permanecer anos e anos sem manifestar nenhum tipo de sintoma no organismo, fazendo com que a doença demore a ser descoberta.

Colesterol

Homens são mais propensos à doenças cardiovasculares do que as mulheres e medir o nível de colesterol no sangue auxilia na prevenção de problemas como ataques cardíacos e tromboses cerebrais (AVC).

Como pode surgir em qualquer idade, principalmente se o homem tem casos na família de pressão alta, diabetes ou doenças do coração ou se ele não tem um estilo de vida saudável, deve ser anualmente desde a juventude.

Pressão Arterial

Aferir a pressão é tão simples que, as vezes, não é valorizada. Mas fazer a leitura, pelo menos, uma vez ao ano, auxilia no diagnóstico da hipertensão arterial.

Doenças como arteriosclerose, insuficiência renal e infarto do miocárdio podem ser evitadas apenas com essa medida preventiva.

 

O ideal é que, além desses exames, seja feito anualmente um check-up completo, que inclui outras análises importantes como ácido úrico, TSH e glicemia.

Os exames laboratoriais (hemograma, colesterol, diabetes, etc.), assim que solicitados pelo médico, podem ser feitos com rapidez e confiança em qualquer uma de nossas unidades e o resultado pode ser consultado online.

Quer saber mais? Mande um whatsapp clicando aqui ou ligue para 3215-5724. Mantenha sua saúde, vitalidade e bem-estar!

 

Fontes:
manualdohomemmoderno.com.br
cromossomoy.com
guiaestilomasculino.com