Neste carnaval, não faltam opções para se divertir! A escolha da roupa leves e confortáveis também faz toda diferença. Nada de fantasias com materiais quentes ou modelos fechados, que não deixam o corpo respirar. A ideia é curtir o Carnaval com saúde!

O excesso de calor, principalmente em blocos de rua, pode levar a um quadro de insolação. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) dá dicas importantes e simples para que o consumidor possa se divertir no Carnaval, mas com segurança.

O diretor de Avaliação da Conformidade, Alfredo Lobo, alerta que é primordial que a compra seja realizada apenas no mercado formal para evitar produtos falsificados ou com informações incorretas.

Confira abaixo as principais recomendações do Inmetro aos consumidores:

Fantasia

Todas as fantasias devem conter na etiqueta as seguintes informações obrigatórias em português: dados do fabricante ou importador, CNPJ, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho.

Esses dados ajudam, por exemplo, a evitar possíveis reações alérgicas a determinados tipo de tecido

Adereços

Máscaras, lantejoulas, paetês, apitos, confetes, serpentinas e outros adereços devem conter o selo de identificação da conformidade do Inmetro.

É necessário também ficar atento à quantidade indicada nas embalagens dos produtos

Preservativos

As camisinhas, tanto comercializadas quanto distribuídas gratuitamente, devem apresentar na embalagem o selo do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos (OCP)

Água Mineral

O Inmetro, em 2014, estabeleceu uma certificação voluntária para água mineral natural envasada, comercializada em embalagens descartáveis (exceto garrafões) e de vidro retornáveis.

Ao comprar água mineral na rua, verifique se o lacre da tampa não foi violado ou se apresenta marcas de reutilização. Em caso de dúvida, dê preferência à água mineral com gás, pois é mais difícil de sofrer adulteração

Carnaval com saúde

Outras dicas importantes para se cuidar são:

  • Consuma frutas que ajudam na hidratação, como morangos, abacaxi, melancia, laranja ou melão
  • Evite trocar refeições por lanches
  • Consuma hortaliças e alimentos frescos
  • Evite o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas
  • Tenha à mão opções práticas e saudáveis como frutas e castanhas para os lanches
  • Quando for comer fora de casa, dê preferência a alimentos produzidos na hora e evite os fast foods
  • Beba bastante água

 

Fonte: Ministério da Saúde